Dicas de como eliminar pulgas

As pulgas são pequenos insetos, extremamente ágeis e que se multiplicam rapidamente, ficando alojadas ao longo do corpo dos pets. Porém, eliminá-las pode se tornar muito difícil e uma verdadeira dor de cabeça para os tutores. Se você tem dúvidas de como fazer para eliminar pulgas, acompanhe esse post para receber algumas dicas!

Tipos de tratamento para pulgas

            Para que você possa eliminar pulgas de seu amiguinho, é necessário saber primeiro quais são os tipos de tratamento que existem. Cada um deles é capaz de atingir determinada fase do ciclo das pulgas. Por isso, as infestações deste inseto podem exigir que você faça uso de até mais de um procedimento ao mesmo tempo.

            Antes de escolher o tipo de tratamento para pulgas, também é recomendado consultar a opinião de um médico veterinário. Além disso, é importante seguir adequadamente as instruções do produto que você estiver utilizando. E lembre-se de jamais usar produtos de cachorros em gatos, ou vice versa. Confira a seguir alguns dos principais procedimentos:

Shampoos anti-pulgas

            Os shampoos anti-pulgas são produtos que agem para repelir ou matar as pulgas, dependendo dos componentes com que é feito. Eles podem ser tanto industrializados como naturais, sendo indicados principalmente como tratamento secundário na eliminação destas infestações. Porém, não são recomendáveis como métodos de prevenção.

Medicamentos de uso tópico

            Os medicamentos tópicos podem ter ou não uma receita médica. Geralmente, contam com uma consistência líquida e são aplicados diretamente no corpo dos pets. A forma de aplicação varia de acordo com as instruções do fabricante, por isso é importante segui-las adequadamente. É recomendada a sua aplicação em áreas nas quais eles não possam lamber como pescoço, ao longo da coluna e na cabeça.

eliminar pulgas

            Após a aplicação dos medicamentos, os líquidos são absorvidos por meio das glândulas de gordura da pele dos bichinhos. Utilizar esse tipo de tratamento pode ser muito vantajoso devido à rapidez que ele oferece em resultados. Além disso, a sua proteção é prolongada mesmo depois da eliminação das pulgas.

Medicamentos orais

            Os medicamentos orais são as novidades do mercado. Também proporcionam resultados bastante efetivos, de fácil administração pois são palatáveis, e bem indicado quando há mais de um pet, pois evita que um entre em contato com o medicamento do outro, como no caso dos líquidos. A sua composição permite que atuem tanto contra pulgas adultas, como na eliminação de ovos e larvas. Porém, é necessário estar atento às descrições das embalagens, pois alguns fabricantes oferecem apenas um dos tipos, por isso sempre procure orientação do veterinário.

Coleira anti-pulgas

            A coleira anti-pulgas é um tratamento muito vantajoso, em decorrência do grande alcance que tem. Além de eliminarem os parasitas presentes ao longo do corpo dos pets, também liberam pesticidas que impedem a proliferação de mais pulgas. Muitas atuam como repelentes do mosquito da leishmaniose, vamos tratar desse assunto em breve.  Contudo, o uso por longos períodos pode gerar um quadro de reação alérgica.

Spray para eliminar pulgas

            O spray anti-pulgas dispõe de diferentes aplicações. Ele pode ser aplicado diretamente no pelo do pet, ou na mobília e no assoalho da casa. Ainda, há aquele que é exclusivo para ser usado na parte externa da residência, como nas portas de entrada e quintais. É capaz de oferecer até 30 dias de duração, porém tem ação imediata e não serve como forma de prevenir que as pulgas voltem a aparecer. 

Para ter acesso à mais dicas e novidades do universo dos pets, basta continuar acompanhando as postagens do blog da Zooloja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *