Muito mais do que a higiene do cãozinho, o banho e tosa auxilia bastante na saúde e bem estar. Dependo da raça e do estilo do pêlo, existem diversas maneira de se realizar esse procedimento. Nesse post, iremos falar mais sobre a importância do banho e tosa para seu pet e como ele deve ser feito, vamos lá?
Com o banho e tosa, é possível livrar seu pet de doenças e problemas de peles que podem ser ocasionadas pelo acúmulo de sujeiras e até mesmo parasitas, como carrapatos e pulgas. É importante ressaltar que esse serviço deve ser feito por profissionais capacitados, que possuem o devido cuidado com partes do corpo como olhos, dentes ouvidos e pele. Essa higiene auxilia no controle da oleosidade natural dos pelos, além de deixar seu pet com um cheirinho mais agradável.
Além dos cuidados com certas partes do corpo, o ideal é realizar o banho com profissionais por conta do processo de secagem do pet. Caso não seja realizada corretamente e o pelo fique úmido, o cão ficará vulnerável a fungos e bactérias, prejudicando sua saúde. Isso reitera ainda mais a importância de profissionais para a realização do banho e tosa.
Existem diversas recomendações sobre qual a periodicidade ideal para dar banho em seu pet. Porém, o mais recomendado é que esse procedimento seja feito a cada 7 dias.
Cães que possuem pelos mais longos, por exemplo, necessitam de muita escovação de pelo, além do banho, a fim de evitar pêlos embaraçados que são locais perfeitos para a proliferação de pulgas e carrapatos.
Além disso, a idade de seu pet deve ser levada em consideração na hora de realizar o banho. Para filhotes que não receberam todas as vacinas indicadas, não é muito recomendável que ele saia de casa para ir ao pet-shop, pois ele ainda possui a imunidade baixa.
Outra coisa que deve ser levada em consideração é o tipo de shampoo que será utilizado no banho de seu pet. Assim como nós humanos, que utilizamos diferentes tipos de shampoos para cabelos, sejam eles crespos ou lisos; os cães também necessitam de produtos específicos para cada tipo de pelo.
Assim como o banho, a tosa também possui algumas indicações e cuidados e variam de acordo com a pelagem e raça do pet. Para cães com pelos longos, é sugerido realizar a tosa em um intervalo de 45 dias. Já para aqueles que têm pelos mais curtos ou variados, o ideal é realizar em um intervalo de 2 a 3 meses.
Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de fazer a tosa em seu cão é o clima. Não é recomendável deixar o pelo de seu pet muito baixo em épocas frias, assim como devemos evitar que os pêlos fiquem grandes em tempos mais quentes.
A Zooloja realiza um excelente serviço de banho e tosa, proporcionando todo o conforto e cuidado que seu pet merece. Contamos com uma infraestrutura única e com pessoas capacitada para realizar um ótimo atendimento à você e seu cãozinho.
Para ficar por dentro de novidades e recomendações sobre o mundo pet, confira nosso blog. Aqui você encontra as mais completas dicas de saúde, lazer e muito mais.
Até a próxima!!!